• Fernanda Garcia

Vereadora visita Centro Municipal de Atenção Especializada


Fernanda Garcia, vereadora do PSOL e membro da Comissão de Saúde da Câmara de Sorocaba, visitou nesta manhã, dia 20, as instalações do Centro Municipal de Atenção Especializada (CMAE) no bairro Além Ponte, Zona Leste. A vereadora quis conhecer o trabalho no combate e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e outras doenças provenientes de infecções virais.


"O trabalho dos servidores é admirável, vi muito empenho das equipes multidisciplinares no atendimento à população. Eles fazem um ótimo trabalho! Entretanto, estão com número pequeno de servidores, devido a falta de concurso público. Nosso mandato vem denunciando frequentemente essa situação", disse a vereadora.


Além de conhecer as imediações do CMAE, antes conhecido como Centro de Testagem e Acolhimento e Serviço de Assistência Municipal Especializada (CTA/SAME), a vereadora procurou saber sobre os insumos, dispensação de preservativos e políticas em favor da promoção da saúde sexual dos sorocabanos, em especial da população LGBTQIA+. "O mandato está construindo junto com a Associação dos Transgêneros de Sorocaba (ATS), ações de promoção à saúde desta parcela da população e o CMAE, assim como toda a Secretaria de Saúde, é essencial nesse processo" reiterou a vereadora.


Fernanda Garcia também questionará a prefeitura sobre o número de atendimentos e testes positivos para as diversas ISTs na cidade, desta forma, de acordo com a vereadora, poderá levar à Câmara novos projetos de prevenção. "Antes tínhamos diversas propagandas e era falado em todos os lugares sobre os riscos da contaminação por ISTs e não podemos deixar que isso caia em um tabu novamente, falar sobre saúde deve ser de forma franca e aberta a todos", lembrou a parlamentar.





4 visualizações0 comentário