• Fernanda Garcia

Vereadora recebe representante do Conselho de Ópticas e Optometristas

A conversa deu-se após parecer positivo à classe no STF


Na tarde da última segunda-feira (25), a vereadora Fernanda Garcia (PSOL) recebeu em seu gabinete na Câmara Municipal, Vinícius Ribeiro, representante do Conselho Regional de Óptica e Optometria de São Paulo. A reunião serviu para tratar aspectos em relação ao Projeto de Lei 255/2021, que dispõe sobre a sobre a inclusão da atividade e prestação de serviços de optometristas na cidade.


Entre os assuntos debatidos, a questão em torno da melhoria na acessibilidade à saúde visual foi o principal ponto. "Muitas vezes por conta do desmonte da saúde realizado pelos governos, uma parcela fica afastada de especialidades como a oftalmologia. Vinícius trouxe o lado dessa categoria trabalhista que busca auxiliar, podendo corrigir problemas oculares desde a infância. Contudo, nosso mandato busca a universalização da saúde de qualidade, para que esta categoria trabalhe em conjunto com a medicina para que não tenha que haver escolha, mas que tenham todos ao alcance dos cidadãos", lembra a vereadora.


Tramita na Câmara de Sorocaba o projeto 255/2021, que visa autorizar os serviços de optometria na rede pública de Sorocaba. Apesar do parecer inconstitucional, após um parecer chamado Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) positivo para essa classe trabalhista, o projeto voltará para a Secretaria Jurídica e Comissões para antes seguir para discussão em plenário.




2 visualizações0 comentário