• Fernanda Garcia

Prefeitura não consegue dar respostas sobre problemas relacionados à ostomia, denuncia vereadora

Secretaria da Saúde dá "resposta rasa" às questões enviadas, afirma a vereadora Fernanda



Buscando promover o direito à saúde da população sorocabana, a vereadora Fernanda Garcia (PSOL) enviou à Prefeitura, no início de outubro, um requerimento em relação ao atendimento de pacientes ostomizados da cidade. A questão surgiu a partir da reclamação de munícipes feita ao mandato, denunciando o atraso na entrega de insumos.


Em resposta enviada no último dia 13, a Secretaria da Saúde informa que "busca um convênio com entidades para o fornecimento dos insumos". Fernanda afirma que a resposta enviada não foi nada esclarecedora diante das perguntas. "O requerimento apresentado à Prefeitura continha quatro questões, entre elas o valor gasto pela prefeitura e quais as medidas tomadas a fim de cobrar o Estado de São Paulo para que haja o repasse necessário. Nenhuma dessas respondidas. Esse tipo de postura de enrolação é um desrespeito à população", critica.


De acordo com os reclamantes, os insumos como bolsas e adesivos para o tratamento estariam com a entrega atrasada há um mês, prejudicando o tratamento contínuo. "O descaso com os ostomizados é um problema antigo na cidade, que até agora a nova administração ainda não apresentou uma alternativa aos pacientes. O requerimento vem no intuito de fiscalizar as ações da prefeitura sobre esta questão", disse a vereadora.


Além da falta de esclarecimento, a vereadora também mostrou insatisfação com a superficialidade da resposta. "Enquanto representante do Poder Legislativo e da população, é inaceitável uma resposta tão superficial sobre um assunto de tanta relevância e urgência. Demonstra falta de projeto e, ao mesmo tempo, de interesse em buscar uma solução para o caso", indica a vereadora.


Ostomia


De acordo com o site da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a ostomia é um procedimento cirúrgico na parede abdominal ou traqueia para extração de detritos fisiológicos ou para auxílio na alimentação, respiração ou comunicação. Existem cinco tipos de procedimentos, são eles:


- Colostomia: abertura no intestino grosso para saída de fezes e/ou urina.

- Ileostomia: abertura no intestino delgado para saída das fezes.

- Urostomia: conexão por meio cirúrgico entre o intestino delgado e ureter para saída de urina;

- Gastrostomia: comunicação do estômago com o meio exterior;

- Traqueostomia: procedimento cirúrgico da traqueia com o propósito de estabelecer uma via respiratória.

7 visualizações0 comentário