• Fernanda Garcia

Reunião do Setorial Municipal de Mulheres do PSOL acontece em Sorocaba

O encontro promovido pela vereadora Fernanda Garcia discutiu os impactos da crise sobre a vida das mulheres e a participação política feminina


No intuito de fomentar a participação e ampliar a voz das mulheres no debate político, a vereadora Fernanda Garcia (PSOL) promoveu no último sábado, dia 23, uma reunião com as mulheres filiadas ao partido em Sorocaba. O encontro ocorreu na sede do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e reuniu cerca de 20 mulheres.


"Nossa avaliação desta reunião é extremamente positiva. Enquanto a participação das mulheres na maioria dos partidos infelizmente é muito figurativa, no PSOL, no entanto, buscamos dar protagonismo. Entendemos que em uma sociedade cuja composição é majoritariamente feminina, a representatividade no poder deve se expressar com mais mulheres", ressaltou a vereadora.


Em sua fala, Fernanda também lembrou da sua atuação na Câmara Municipal, trabalhando pautas históricas do movimento de mulheres, como o combate à violência contra as mulheres, o direito reprodutivo e a luta pela saúde, através da prevenção. O debate também abordou temas como a Lei Maria da Penha, os direitos das pessoas com deficiências e o acesso a cultura.


"Vivemos um período de grave crise econômica, de aumento do desemprego, da violência, a redução dos serviços públicos e a volta da fome. Sempre que a sociedade passa por crises, quem mais sente são as mulheres, pois a construção machista da sociedade capitalista, nos coloca entre os grupos mais vulneráveis. Por isso debatemos a situação de Sorocaba e do Brasil, a partir da ótica das mulheres. Precisamos estar cada vez mais organizadas para lutar contra essa lógica de injustiça”, comenta.


Setorial de Mulheres


O PSOL possui o Setorial de Mulheres, instância partidária criada para incentivar o debate e participação das mulheres. A reunião provocada pela vereadora é a primeira entre a série reuniões periódicas que o Setorial deverá organizar. O próximo encontro será com o tema "Saúde Feminina e Direitos Reprodutivos", com a data ainda indeterminada.




2 visualizações0 comentário