• Fernanda Garcia

Hortas comunitárias: vereadora Fernanda realizará audiência pública para discutir o tema

Iniciativa visa a oferta de alimentos saudáveis, geração de empregos, aumento dos vínculos comunitários e proteção ao meio ambiente na cidade de Sorocaba O mandato da vereadora Fernanda Garcia (PSOL) realizará uma audiência pública para debater a importância da expansão das hortas comunitárias em Sorocaba. O evento, que acontecerá no dia 01/07 (quinta-feira), contará com a presença de agricultores, estudantes, especialistas e pessoas que tem simpatia pelo tema.


A iniciativa da audiência pública é o aprofundamento de um debate coletivo que o mandato da vereadora Fernanda está realizando com dezenas de pessoas desde o mês de abril. O grupo defende a consolidação de políticas públicas para as hortas urbanas, sobretudo as de caráter comunitário.


De acordo com a vereadora, “as hortas cumprem um papel fundamental alimentação saudável, redução de gastos das famílias, geração de vínculos comunitários, trabalho, renda, soberania e qualidade alimentar, educação e conscientização para o cuidado com o meio ambiente, além de contribuir com a melhora da permeabilidade de solo e garantia da destinação de uma função social à terra nos centros urbanos”.


A intenção dos participantes é fazer um diálogo sobre as dificuldades encontradas entre as hortas existentes na cidade, a potencialidade de Sorocaba na expansão dessas hortas e também as debilidades nas políticas de incentivo e assistência a consolidação dessa prática.


Para aprofundar essa discussão, o evento terá dezenas de convidados. Entre eles, três comporão a abertura do debate: o engenheiro florestal, professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) campus Sorocaba, e coordenador do Núcleo de Apetê –Caapuã,Dr. Fernando Silveira Franco; a bióloga, mestra, doutora em Ciências Ambientais e pesquisadora no grupo Hidrolef (UFSCar), Dra. Carina Pensa; e o gestor ambiental e mestre em agricultura urbana pela Universidade de São Paulo, André Ruoppolo Biazoti.


Os cidadãos também poderão acompanhar através da TV Câmara e da transmissão no Youtube e Facebook da Câmara Municipal de Sorocaba. Os comentários dos internautas serão repercutidos durante a audiência.





41 visualizações0 comentário