• Fernanda Garcia

Fernanda representa Parlamento Regional na reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica de Sorocaba

A vereadora criticou a ausência de representantes da prefeitura diante da crise hídrica que a região enfrenta


Representando a Comissão de Recursos Hídricos do Parlamento Regional Metropolitano, a vereadora Fernanda Garcia (PSOL) participou hoje (03), da primeira reunião de 2022 do Comitê da Bacia Hidrográfica Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT). O encontro on-line tratou do baixa captação de água da Represa de Itupararanga por conta de sua seca.


Em sua participação a vereadora lembrou da importância da proteção da represa que abastece oito cidades, entre elas, Sorocaba tem seu abastecimento fornecido pela represa em 85%. "Tendo em vista a nossa alta dependência de Itupararanga, lembro mais uma vez da extrema importância da participação do poder público municipal na pessoa do prefeito Rodrigo Manga e do Diretor do SAAE Ronald Pereira que, infelizmente, deram as costas novamente ao caso não participando dessa reunião", disse a vereadora já no início da sua fala, lembrando que a prefeitura vem ignorando os avisos do Comitê desde o primeiro semestre de 2021, mas buscando a opinião da Votorantim Energia, empresa gestora e maior usuária da represa.


Agora, no períodos de chuvas mais intensas parte da população trata o problema como solucionado, a vereadora lembra que não é bem assim. "O nível da represa permanece muito baixo e o nível pluviométrico (as chuvas) também não está suprindo a necessidade, por isso, mais uma vez contamos com toda ajuda para que haja economia, assim o racionamento não seja extremamente severo", lembrou a legisladora.



A reunião em que a vereadora esteve presente aconteceu nesta manhã


15 visualizações0 comentário