Fernanda Garcia visita CAPSs na Zona Oeste de Sorocaba

A vereadora foi ao Caps III “Alegria de Viver” e ao Caps IJ “Ser e Conviver” na Zona Oeste do município

A vereadora Fernanda Garcia (PSOL), junto com participantes do Fórum de Luta Antimanicomial de Sorocaba (FLAMAS) e do Fórum Popular de Saúde realizaram hoje (12), mais uma visita aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). O levantamento de informações nos centros de saúde mental de Sorocaba administrados por empresas terceirizadas, foi um encaminhamento da Audiência Pública promovida pela representante do poder legislativo em outubro.

A vereadora junto com os representantes da sociedade civil foram à dois CAPS na Zona Oeste da cidade, um deles especializado no atendimento infanto-juvenil. “Durante nossa abordagem, percebemos que os problemas de todas as unidades são semelhantes, desde o atendimento infantil até o especializado no tratamento de pessoas em uso de substâncias. Infelizmente a saúde mental de nossa cidade é colocada em segundo plano”, disse a vereadora.

Também durante a Audiência Pública que tratou do processo de terceirização da saúde em Sorocaba, foram ouvidas pessoas que relataram a quebra de direitos trabalhistas, o mais comum, o atraso salarial. “Durante nossas visitas buscamos conversar com os trabalhadores para conhecer mais sobre o cotidiano e suas dificuldades. Considero que tem sido muito produtivo e importante o que temos levantado durante a nossa passagem nos CAPS e em breve daremos os encaminhamentos necessários”, disse a vereadora.

Fernanda finaliza lembrando que as visitas continuarão, já que a mesma pretende se aproximar e conhecer ainda mais a rede de atenção de saúde mental e também os atendidos.

DEIXE SEU COMENTÁRIO