• Fernanda Garcia

Fernanda Garcia reivindica divulgação da vacinação de Covid-19 no Portal da Transparência




A vereadora Fernanda Garcia (PSOL) oficiou o prefeito Rodrigo Maganhato (Republicanos) na tarde dessa segunda-feira (25), reivindicando transparência na aplicação das vacinas contra a Covid-19. De acordo com a vereadora, além de dificultar a ação oportunista de algumas pessoas, essa medida é também um ato de respeito aos trabalhadores da saúde.


“Lamentavelmente, estamos acompanhando em todo o Brasil situações de fura-fila na vacinação da Covid-19. Em via de regra são pessoas influentes que se aproveitam da sua condição para obter privilégios. Essa prática põe em risco os trabalhadores da saúde, que estão há quase um ano se arriscando diariamente no atendimento à população. Oferecer transparência na vacinação é uma obrigação do Poder Público diante daqueles que esperam a sua imunização ”, justifica a vereadora.


Fernanda ainda afirma que a aplicação está gerando dúvidas, uma vez que não há controle público e nem informações detalhadas de que o destino das vacinas realmente é aquele prometido.


“Aqui em Sorocaba, alguns servidores nos procuraram em condição de anonimato para questionar o critério de vacinação, que está sendo conduzido sem transparência por parte do governo municipal. Cada dose de vacina preciosa, é adquirida com recursos públicos, portanto, nada mais justo que a população tenha o direito de saber qual foi o destino de cada dose”, argumenta.


De acordo com Fernanda, há exemplo de cidades que já colocaram a iniciativa da transparência em prática, o que demonstra a viabilidade da proposta.


“O município de João Pessoa (PB), é um bom exemplo. Lá eles abriram uma seção no site da transparência com cada detalhe sobre a vacinação. Os munícipes podem consultar a lista de vacinados com nome, local de trabalho e até parte do seu documento pessoal, como meio de demonstração de autenticidade do vacinado. Além disso, esse espaço reúne informações com os planos nacional, estadual e municipal de vacinação e até um guia de orientação, com as perguntas mais frequentes”, exemplifica.


Sorocaba recebeu 9.280 doses da Coronavac na última quarta-feira (20). O número é bem inferior ao quadro total de trabalhadores da saúde de Sorocaba, hoje estimados em cerca de 23 mil pessoas cadastradas no município. Em virtude da quantidade inferior de doses, um dos critérios adotados como prioridade é a imunização dos servidores que atuam na linha de frente de atendimento.

46 visualizações0 comentário