• Fernanda Garcia

Fernanda Garcia recebe grupo em luta pela convocação do concurso público

Vereadora assumiu compromissos com o movimento como de levar o caso para a tribuna da Câmara Municipal e acionar o Ministério Público pela convocação



A vereadora Fernanda Garcia (PSOL) se reuniu na tarde desta segunda-feira (24), com os candidatos dos concursos públicos de 2019 e 2020 que estão em luta pelo chamamento. Na conversa, o movimento expôs uma série preocupações pela baixa convocação, como a falta de transparência do chamamento pelo governo municipal, a sobrecarga dos servidores da ativa pelo grande déficit de profissionais e o impacto no atendimento à população.


O grupo, que é composto por concursados aos cargos de técnico de controle administrativo e fiscais, remanescentes do concurso de 2019, e de profissionais para cargos da educação, do último concurso realizado em 2020, já havia realizado uma manifestação, no dia 14 de janeiro. Eles contaram que representantes do governo municipal atenderam o movimento, entretanto não deram nenhuma informação sobre o número de cargos vagos na prefeitura, informação importante para ter um parâmetro da defasagem de servidores que precisam ser repostos na Prefeitura.


"Acho muito preocupante que essa administração omita os dados sobre a quantidade de cargos vagos na prefeitura. Cargo vago significa falta de servidor. São cargos criados por lei, que deveriam estar ocupados por trabalhadores para executar os serviços da prefeitura e atender a população. Entretanto, como nos últimos anos houve mais desligamento de servidores do que abertura de concursos, por isso temos uma situação deficitária. Recentemente, oficiei a prefeitura sobre tema. Eles precisam abrir essas informações de maneira transparente", reivindica a vereadora.


A vereadora segue a crítica, apontando os impactos que o baixo número de servidores públicos ocasiona no cotidiano. "Toda vez que uma pessoa demora para ser atendida em uma unidade pública de saúde, toda vez que falta vaga na creche do bairro ou que uma solicitação feita junto a prefeitura demora para ser atendida, estamos falando sobre falta de servidores. Nos últimos anos a população de Sorocaba cresceu e, ao invés do número de servidores públicos aumentarem proporcionalmente, o que vimos foi a diminuição. Contratar mais trabalhadores é uma necessidade urgente", enfatiza a vereadora.


Na reunião, além ouvir os candidatos, a vereadora Fernanda Garcia também assumiu compromissos, como o de denunciar essa situação na tribuna da Câmara Municipal, apresentar requerimentos e também acionar o Ministério Público do Estado de São Paulo, para que a prefeitura reponha os cargos vagos.

14 visualizações0 comentário