• Fernanda Garcia

Fernanda Garcia questiona prefeitura sobre procedimento bariátrico na cidade

Vereadora envia requerimento após receber reclamações em redes sociais sobre o tema


Fernanda Garcia, vereadora pelo PSOL e membro da Comissão Permanente de Saúde Pública da Câmara Municipal de Sorocaba, protocolou no final do último mês um requerimento a Secretaria de Saúde em relação ao andamento das filas para o procedimento bariátrico pelo Sistema Público de Saúde (SUS). O requerimento foi à pedido de pacientes que procuraram o mandato após anos de espera, mesmo tendo a necessidade do procedimento.


"Existe uma negligência absurda por parte do Poder Público. As pessoas que necessitam da bariátrica não podem ficar à mercê do tempo, pois trata-se de um procedimento de saúde. Muitos dos que aguardam na fila possuem comorbidades. Isso torna a situação ainda mais urgente", lembrou a vereadora.


Além disso, a vereadora questiona a prefeitura sobre o protocolo de atendimento e o tempo de espera dos pacientes, que dão entrada no pedido pela rede municipal. "Entre as várias perguntas levantadas pela população, uma pergunta dolorosa, mas necessária, são sobre as mortes: precisamos saber entre aquelas que estavam no fluxo viabilizado pelo município, quantas chegarem a óbito sem conseguir o procedimento, se há judicializações ou cadastro de cidadãos por meio do Concilia Sorocaba", lembrou Fernanda.


Com o requerimento aprovado na 38ª sessão ordinária, a parlamentar aguardará o período regimental de 30 dias corridos para receber o retorno do questionamento.




1 visualização0 comentário