• Fernanda Garcia

Fernanda Garcia questiona morte de animais no Parque dos Espanhóis

A vereadora recebeu denúncias sobre mortes de cágados no parque após construção de um dique



Em defesa da fauna residente nos espaços públicos, a vereadora Fernanda Garcia (PSOL) apresentou na Câmara de Sorocaba, um requerimento de informações onde solicita que a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) explique as condições de saúde e segurança dos cágados - animais com aparência semelhante a de tartarugas - alocados no Parque dos Espanhóis, Zona Leste.


De acordo com a vereadora, o mandato foi procurado por frequentadores do parque preocupados com os animais aquáticos. "As informações que tive acesso mostram um animal preso em um dique construído pela prefeitura. Os frequentadores do parque disseram que a situação já foi denunciada, mas até o momento nada foi feito", disse Fernanda.


A vereadora explica também que apesar de aquáticos, o risco de queda neste dique é a forma que isso ocorre. "Além de não ser um ambiente preparado para evitar a queda destes animais e de outros, os cágados vem caindo no dique com o seus cascos voltados para baixo, o que impossibilita que eles voltarem a posição correta sem a ajuda de um terceiro, podendo levá-los à morte", explicou a parlamentar.


"Já sabemos que a causa animal não é uma das prioridades do governo municipal, assim como a maioria das áreas, mas é um crime ambiental saber que isto está acontecendo e não tomar nenhuma atitude. Questionei a prefeitura exatamente isso: se há o conhecimento, o que foi feito e qual o número de mortes de animais", elencou a vereadora.


Com o retorno das sessões na Câmara Municipal, após período de recesso, o requerimento será votado no próximo dia 02. Fernanda finaliza apontando possíveis caminhos após seus questionamentos serem respondidos: “Vamos averiguar o caso e analisar a resposta que será enviada pela prefeitura, após isso podemos debater novos passos com o Conselho Municipal de Proteção e Bem-estar Animal e militantes da causa na sociedade civil”, falou.



Imagem reprodução: Nação Vegana Brasil (Facebook) // errata: o termo correto para denominação: cágados.





11 visualizações0 comentário