• Fernanda Garcia

Fernanda Garcia protocola moção de apoio à cassação de deputado após falas machistas

A vereadora de Sorocaba protocolou na última segunda-feira o documento em apoio ao pedido de cassação feito pela deputada estadual Isa Penna


Após o revoltante caso de sexismo e machismo protagonizado pelo deputado estadual Arthur do Val (Podemos) na última semana, a vereadora Fernanda Garcia (PSOL), de Sorocaba, protocolou na tarde da última segunda-feira (07) uma Moção de Apoio ao pedido de cassação do mandato do parlamentar também conhecido como “Mamãe Falei” feito pela deputada Isa Penna (PSOL) que foi vítima de importunação sexual na própria sede da Alesp.


O pedido encabeçado por Isa e apoiado pelas mulheres eleitas pelo PSOL vem em combate a uma prática que infelizmente faz parte do cotidiano do mundo. “A luta contra a sociedade patriarcal é diária e de todas as mulheres. Infelizmente esse que se diz um representante escancarou a face perniciosa da misoginia e que fique claro: este episódio veio a público, mas com certeza, em surdina, comentários semelhantes aconteceram sobre outras mulheres. A cassação do mandato é urgente, pois nossa sociedade não pode mais aceitar essas atitudes e pensamentos que levam a morte”, manifestou a vereadora.


A luta pela vida das mulheres tem diversos pontos: além das tristes perdas diárias pelo feminicídio, a violência assola mais de 30% das mulheres do mundo, de acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS); por conta deste fato também a moção de apoio à cassação do deputado estadual do Podemos se mostra necessária, já que o mesmo incitou ainda, o turismo sexual e relações sexuais não-consensuais por conta da condição de vulnerabilidade onde as mulheres são colocadas no contexto de guerra. “Totalmente desumana e antiética as falas deste deputado. Além de ir ao um local de guerra com intenção midiática, usa de chacota o medo e tentativa de sobrevivência das mulheres”, falou Fernanda.


“O apoio à luta pela vida das mulheres será sempre a prioridade do mandato em que fui eleita e com certeza daquelas que fazem parte do partido que estamos. Nosso apoio á cassação de Arthur é pelas mulheres vítimas das falas nojentas deste homem, mas também pelas brasileiras que sofrem as agruras do racismo, da LGBTQIA+fobia e do sexismo”, disse Fernanda que completou sua declaração: “É ainda mais revoltante que este caso aconteça na semana que representa a luta das mulheres por direitos e por igualdade, mas não nos calaremos, a Moção e as manifestações do dia 8 de março trará para as ruas a necessidade emergencial pelo fim da cultura patriarcal”, finalizou a parlamentar.



A vereadora manifestou apoio ao pedido de cassação protocolado pela deputada Isa Penna

18 visualizações0 comentário