• Fernanda Garcia

Fernanda Garcia inicia visitas às Residências Terapêuticas de Sorocaba

A ação é um encaminhamento da audiência pública promovida pela vereadora em outubro


Continuando as ações do encaminhamento dado na Audiência Pública "SUS: Impactos da terceirização da saúde", a vereadora Fernanda Garcia (PSOL) junto com representantes do Fórum Popular de Saúde e do Fórum da Luta Antimanicomial de Sorocaba (FLAMAS) visitaram hoje (08), quatro Residências Terapêuticas (RTs) na Zona Oeste de Sorocaba. A intenção da representante do legislativo é fiscalizar o cotidiano dos trabalhadores da unidades, verificando possíveis irregularidades trabalhistas e o tratamento dado aos pacientes que antes estavam institucionalizados nos hospitais psiquiátricos.





"Desde a audiência, em outubro, venho visitando os centros especializados em cuidados da saúde mental da cidade. É preocupante a situação já que mais de 90% das unidades são terceirizadas", lembrou a vereadora que tem em suas principais pautas o serviço público. A mesma indica que as terceirizações tendem a ser mais caras aos cofres públicos oferecendo em troca um serviço precário.


Levando em consideração a fala da vereadora, Fernanda comenta que além dos problemas trabalhistas com a empresa gestora que já perduram anos, as especificações técnicas necessárias também estão em não-conformidade. "Tenho conversado com profissionais da área que apontam a necessidade de melhorias no atendimento. Sorocaba tem uma dívida histórica com os pacientes desinstitucionalizados, devido o histórico manicomial da nossa região. Precisamos lutar por condições dignas de trabalho, atendimento e assistência na saúde mental", disse a parlamentar.


Questionada sobre ações futuras neste tema, a vereadora diz que continuará fiscalizando as residências para que ao final seja elaborado um relatório em conjunto com os representantes da sociedade civil e atitudes práticas sejam cobradas da gestão pública.

22 visualizações0 comentário