• Fernanda Garcia

Estudantes da UFSCar lançam manifesto contra atraso no pagamento das bolsas

Contemplados por programas como PIBID e PRP estão sofrendo atrasos no pagamento, em plena pandemia




Confira a nota ma íntegra:


O pagamento das bolsas para os estudantes do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Residência Pedagógica (PRP) está em atraso em plena crise sanitária, econômica, política e social no nosso país. Por isso, nós bolsistas do PIBID e do PRP, estudantes da Universidade Federal de São Carlos, resolvemos nos manifestar e denunciar a situação pela qual estamos passando.


Sabemos que esse é mais um dentre tantos outros resultados dos cortes na área da ciência e da educação praticados pelo governo Bolsonaro através do seu ministro Paulo Guedes. E gostaríamos de relembrar que mais esse ataque, tem suas origens quando foi implementado pela Emenda Constitucional n.95 o Teto de Gastos pelo governo golpista de Michel Temer em 2017 que congelou os investimentos públicos por 20 anos.


Existem inúmeros alunos(as) que são bolsistas desses programas e usam suas bolsas nos valores de R$ 400, como forma de sobrevivência e contribuição dentro do lar. Somente na UFSCAR somos 366 estudantes de 11 cursos diferentes, além de centenas de estudantes de outras universidades públicas e privadas afetadas, como a UNISO, UNESP e USP.


Em um momento em que é elevado os valores dos alimentos e do aluguel, se faz necessário denunciar tais políticas ou a ausência delas, que são um atentado à vida de milhares de brasileiros(as) que estão em vias de se formar e tornar-se os futuros profissionais que atuarão nas escolas do país.


O atraso do pagamento dos bolsistas PIBID e Residência Pedagógica não significa apenas um mero atraso e sim faz parte das tentativas direitistas em desfalcar o acesso público à educação e a formação profissional por classes sociais menos abastadas. É diante desse contexto que não só manifestamos nossa indignação mas também denunciamos mais um crime praticado pela direita brasileira contra os jovens e o futuro do Brasil!


#CapesPagueAsBolsasPibideRP

14 visualizações0 comentário