• Fernanda Garcia

Comissão de Saúde convida gestores hospitalares para reunião sobre situação dos leitos de Covid-19

Reunião acontecerá por sugestão da vereadora Fernanda; intenção é obter mais informações sobre a falta de insumos e leitos no combate à pandemia


A partir de iniciativa da vereadora Fernanda Garcia (PSOL), a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Sorocaba, composta também pelos vereadores Fábio Simoa (Republicanos) e Vitão do Cachorrão (Republicanos), convidará o Secretário Municipal de Saúde, Vinícius Rodrigues, a Coordenação de Saúde Básica de Sorocaba, bem como todos os gestores de entidades que fazem atendimento de leitos de Covid-19 particular ou conveniados à prefeitura, à participarem de uma reunião pública e transmitida à população, com a finalidade de esclarecerem dúvidas sobre a atual situação da pandemia nas unidades de saúde de Sorocaba. A convocação ocorre em um momento muito delicado. Alguns gestores relataram, através da imprensa, que os insumos necessários à intubação dos pacientes está prestes a acabar – o que, se realmente se efetivar, pode ocasionar uma tragédia na cidade. “É extremamente grave essa situação. Precisamos ter um quadro completo à respeito da situação das unidades públicas e privadas que atendem os pacientes com Covid-19. De igual maneira, queremos saber quais providências a Secretaria Municipal de Saúde está tomando para evitar que uma tragédia dessas proporções ocorra”, explica Fernanda.


Fernanda também ressalta a importância dessa reunião pública para esclarecimentos da prefeitura acerca da fila de espera para leitos de Covid-19. “Hoje estamos sabendo sazonalmente pela imprensa que há uma fila de espera grande por leitos. Entretanto, essas informações não estão constando nos boletins epidemiológicos, o que é muito grave. O ocultamento dessa informação nos dados oficiais, ocasiona em uma informação incompleta à população sobre a verdadeira situação de colapso do sistema de saúde”, observa a vereadora. Para Fernanda, essa reunião é fundamental nesse momento de agravamento da pandemia, pois amplia a transparência e informações à população. “Infelizmente, o Brasil tomou um rumo totalmente equivocado no combate à pandemia. A consequência disso está explodindo nos municípios agora. É momento de todos nós buscarmos saídas para essa crise. Nesse sentido, precisamos trazer um quadro realístico para a população, tirar dúvidas e permitir que os gestores das unidades também exponham suas necessidades”, justifica. A data da reunião será confirmada em breve. A atividade será transmitida através da TV Legislativa, canal 31.3 da televisão aberta, do canal 04 da Claro NET, Canal 09 Vivo Fibra, ou através das redes sociais da Câmara Municipal, no canal do Youtube e página do Facebook.

18 visualizações0 comentário