• Fernanda Garcia

Caso Sandro: mais de 81 mil pessoas solicitam transferência de elefante para Santuário

Plataforma de petições Change, organizadores da petição e SEB se reuniram com Fernanda Garcia (PSOL) para realizar entrega do documento



O caso do elefante Sandro ainda não obteve uma solução definitiva. Após a interferência política motivada por grupos econômicos, Sandro permanece no Zoo Municipal, Quinzinho de Barros, e a decisão pela sua ida ao Santuário de Elefantes do Brasil (SEB) ainda será julgada. Entretanto, o debate continua. Na última quinta-feira (07/07), a vereadora Fernanda Garcia (PSOL) participou de uma reunião virtual com membros do SEB, a Plataforma Change Brasil e da Organização Não Governamental (ONG) Olhar Animal, que fez os abaixo-assinados pela transferência do elefante. A inciativa adquiriu mais de 81 mil assinaturas.


"Foi uma conversa muito produtiva. A defesa da transferência de Sandro é baseada em uma defesa rigorosa do seu bem-estar. Enquanto vemos a politização do debate aqui em Sorocaba, onde políticos e comerciantes tentam usá-lo como um instrumento de lucro ou de popularidade, os organizadores do abaixo-assinado debatem o que realmente importa: o melhor para a qualidade de vida do elefante", destacou.


Fernanda ainda esclarece que o debate em Sorocaba "se perdeu" pelo desvio da discussão.


"Na audiência pública que ocorreu na Câmara Municipal, ficou claro que criaram uma falsa dicotomia. Usaram a defesa do zoológico como argumento contra a transferência do Sandro, isso é um engodo. Não é essa a discussão, o zoológico continuará existindo após a saída do Sandro. O debate é sobre o bem-estar dele. Hoje nós temos a possibilidade de enviar ele para um local mais adequado, com mais espaço, possibilidade de socialização com uma manada e assistência especializada. Não podemos ser egoístas e querer manter o confinamento dele aqui, para nos atender. O bem-estar do Sandro precisa estar em primeiro lugar ", explica a vereadora.


Fernanda ainda destaca que, enquanto "ficamos neste imbróglio político" sobre o destino de Sandro, o Santuário de Elefantes do Brasil está recebendo outros animais, vindo de locais mais distantes do que Sorocaba.


"Uma das desculpas para negar a ida de Sandro ao SEB é a idade dele e a distância a ser percorrida. Dizem que ele 'não aguentaria' a viagem. Ocorre que a maioria dos elefantes do Santuários são mais idosos do que ele e foram transferidos de locais mais distantes. Enquanto discutíamos o tema aqui em Sorocaba, o Santuário estava recebendo duas novas elefantas, vindas da Argentina: Pocha (55) e Guillermina (22). Mesmo com a viagem mais longa do que seria a de Sandro, o transporte foi feito de maneira tranquila, segura e profissional. Até mesmo Pocha, que é mais velha que Sandro e desenvolveu problemas na pata e pele, devido os longos anos de confinamento, não sofreu com a viagem. As duas se adaptaram ao SEB de maneira muito rápida, se integraram à manada e demonstram cada vez mais autonomia", narraram os representantes do SEB.


Transferência de Sandro tem amplo apoio popular


Através de dois abaixo-assinados, uma das petições foi elaborada em português e repercutiu em todo o Brasil, com mais de 53 mil assinaturas. A outra, em espanhol, circulou pelo mundo, obtendo apoio internacional de mais de 28 mil pessoas pela ida de Sandro ao Santuário. Fernanda avalia como importante a mobilização das pessoas e também se manifestou sobre o tema.


"Os assuntos relacionados ao meio ambiente e direitos dos animais estão ganhando cada vez mais espaço, pelo avanço da compreensão humana de que somos parte da natureza. Os biomas e os seres que habitam são sujeitos de direitos. Isso mobiliza o mundo, por uma causa que as vezes parece distante. A mobilização pelo elefante Sandro é importante, porque o Santuário é o local que pode ofertar as melhores condições de vida para ele", destaca.


A vereadora vai oficiar a Prefeitura Municipal de Sorocaba, para que prefeito e secretário do meio ambiente tenham conhecimento das reivindicações. Da mesma forma, a vereadora vai notificar a Câmara Municipal de Sorocaba e todos os mandatos dessa legislatura.


"Tenho muita confiança de que teremos um desfecho positivo. Espero que seja de maneira rápida, para que Sandro possa usufruir desse espaço e aproveitar a velhice com outros da sua espécie e assistência especializada", finaliza a vereadora.



56 visualizações0 comentário