• Fernanda Garcia

Agroecologia: projeto da vereadora Fernanda Garcia é aprovado

Proposta da vereadora propõe uma política de incentivo à produção e comercialização de produtos agroecológicos no município de Sorocaba



A alimentação é um fator fundamental no desenvolvimento da vida humana, mas infelizmente a qualidade dela está cada vez pior: seja pelo ultraprocessamento industrial, ou pela lógica de produção do agronegócio, baseada no uso desenfreado de agrotóxicos e na monocultura. Pensando nisso, a vereadora Fernanda Garcia (PSOL) apresentou o projeto nº 358/2021, que cria a política de incentivo à produção agroecológica. O projeto da vereadora foi aprovado por unanimidade em sessão ordinária dessa quinta-feira (19).


A proposta da vereadora Fernanda Garcia abre possibilidades para a prefeitura desenvolver ações no campo educativo, de divulgação e no apoio à produção agroecológica, com assistência técnica no plantio, manejo de solo e comercialização dos produtos.


"Nosso projeto visa criar condições legais e autorizativas à prefeitura. Mas, para elas saírem do papel, é necessário também o empenho e a vontade política da administração. É muito comum, quando a própria população tem alguma iniciativa nesse sentido, a prefeitura alegar retoricamente que não pode oferecer auxílio pela falta de previsão legal. Com a aprovação deste projeto, resolvemos esse problema. Basta a prefeitura ter vontade de fazer. Após ele virar lei, a prefeitura poderá designar funções às secretarias municipais e seu corpo técnico para auxiliar a expansão da agroecologia na cidade", ressalta a vereadora.


Fernanda ainda define que essa é uma diretriz que todos os municípios deveriam adotar, visando a qualidade de vida da população. "Quando falamos em agroecologia, estamos falando sobre trabalho, sobre renda, sobre oferta de alimentos saudáveis, tratando do futuro da nossa cidade, dos mananciais, da fauna e da flora. A agroecologia é uma saída de produção necessária para o nosso consumo, respeitando e preservando a biodiversidade", justifica.

Após encaminhado à prefeitura, o projeto da vereadora Fernanda Garcia seguirá para sanção ou veto do chefe do executivo, que deverá se posicionar em até 15 dias depois do recebimento.

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo